CAPRIL SALTO DO PANEMA
CAPRIL SALTO DO PANEMA
Foram 9 medalhas em concursos nacionais e internacionais (2022-23). O maior reconhecimento internacional foi do queijo Caprino Romano, OURO no Concurso Mundial do Queijo e BRONZE no International Cheese Awards, e do Boursin com Azeite e Ervas Finas, PRATA no Mundial. Referência no mercado de alimentação saudável.
O VI Prêmio Queijo Brasil reuniu produtores de 199 municípios queijeiros do Brasil, em um evento grandioso na cidade de Blumenau/SC, no mês de Julho de 2023.
O concurso contou com a participação de 975 queijos nacionais. A competição ocorreu em categorias unificadas, ou seja, os queijos competiam sem distinção da origem animal. Nas mesmas categorias concorriam queijos de vaca, ovelha, cabra e búfala.
O Capril Salto do Panema consquistou 3 medalhas: PRATA para o Caprino Romano, BRONZE para o Boursin Natural e BRONZE para o Chevrotin, consolidando-se como uma das mais premiadas queijarias de leite de cabra do Brasil.
Ocorreu em São Paulo a 2ª edição do Mundial do Queijo no Brasil, evento que reconhece os melhores queijos do mundo, a partir da avaliação de uma comitiva internacional de jurados da Guilde Internationale des Fromagers.
Foram escolhidos os melhores queijos do mundo em diferentes categorias. Entre os ganhadores de medalhas de OURO, foram eleitos os melhores. O prêmio de melhor queijo do Mundial 2022 ficou com o suíço Gruyére Reserve.
O evento foi um sucesso de participação de público. As 50 mil pessoas que passaram pelo evento puderam conhecer os queijos dos expositores presentes no Teatro B32, na Avenida Faria Lima, em São Paulo.
Aproximadamente 1.200 queijos (e outros produtos derivados do leite) estiveram presentes no Mundial do Queijo, vindos de todos os cantos do mundo para a seleção dos melhores de 2022.
Nosso Mestre Queijeiro, Valdecir Marvulle, foi convidado para ser um dos jurados do Mundial. Não julgou os nossos queijos, para lisura do processo seletivo. Ele é um dos orgulhos do Capril Salto do Panema, que já conta com Reconhecimento Internacional.
O Capril Salto do Panema ganhou 5 medalhas. Nosso queijo Caprino Romano foi medalha de OURO, o Boursin com Azeite e Ervas Finas (“bolinhas”) foi medalha de PRATA e os queijos Boursin com Azeitonas Pretas, Boursin com Alho e Cebola e Boursin Natural ganharam medalhas de BRONZE.
A Expo Queijo - International Cheese Awards aconteceu no tradicionalíssimo Tauá Grande Hotel Termas de Araxá, em Araxá/MG. A curadoria do concurso foi da Organização Nacional de Provadores de Queijo (ONAF), com sede na Itália.
O concurso contou com a participação de aproximadamente 800 queijos de vários países concorrendo ao prêmio de melhor queijo do festival. A competição ocorreu em dezenas de categorias diferentes, como queijos aromatizados, queijos de massa crua, queijos de massa cozida, queijos de leite de búfala, queijos de cabra, queijos com casca mofada e muitas outras.
O Capril Salto do Panema participou do concurso oficial de queijos e da Feira de Produtores Artesanais, com estande onde o público provou e comprou nossos queijos.
O júri internacional teve a difícil tarefa de selecionar os melhores queijos e anunciou o grande vencedor de 2022: Gorgonzola DOP Piccante, produzido na Itália.
O Capril Salto do Panema recebeu a medalha de BRONZE com o seu queijo Caprino Romano, maturado por 8 meses.
Essa foi a primeira medalha do Capril Salto do Panema, logo na primeira participação em eventos internacionais. O que era para ser um aprendizado para participações futuras, transformou-se em um marco em nossa história.
O nosso queijo Caprino Romano é feito a partir de uma receita tradicional italiana, conhecida internacionalmente há longa data. Seu sabor é uma mescla de salgado, adocicado e reserva notas de picância muito suaves. Saiba como esse queijo é produzido no link abaixo.
O selo ARTE é um certificado que assegura que o produto alimentício de origem animal foi elaborado de forma artesanal, com receita e processo que apresentem características tradicionais, regionais ou culturais. Por intermédio da certificação, assegura-se que o produto atestado possui propriedades organoléptica únicas, diferenciadas, seja produzido de maneira artesanal própria de determinada região, tradição ou cultura e que adota procedimentos de Boa Práticas Agropecuárias.
Para os consumidores, é uma garantia de qualidade, com a segurança de que a produção é artesanal e respeita as boas práticas agropecuárias e de fabricação, além de caracterizar o produto como singular e genuíno. Muitos produtos tradicionais, hoje restritos às regiões onde são produzidos, poderão ser encontrados em lojas e mercados de muitos Estados, caso possuam o selo ARTE.
A certificação ARTE permite que produtos artesanais, como produtos lácteos, derivados de ovos, produtos cárneos, pescados, seus derivados e produtos de abelhas possam ser vendidos livremente por todo território nacional, proporcionando a desburocratização de registro e comercialização para produtores artesanais que se encaixem nos requisitos exigidos pelas regulamentações do selo.
É um produto alimentício elaborado com predominância de matérias-primas de origem animal, com produção própria ou de origem determinada. Deve ser produzido através da adoção de técnicas manuais, por indivíduos que conheçam e dominem integralmente o processo produtivo, submetidos ao controle do serviço de inspeção oficial. Sendo o produto final de fabrico individualizado e genuíno, com sua singularidade e características tradicionais, culturais ou regionais mantidas. Para ser considerado Artesanal, os produtos deverão atender aos requisitos presentes no Decreto nº 9.918/2019.
I - As matérias-primas de origem animal beneficiadas na propriedade onde se localiza a unidade de processamento ou com origem determinada por meio do registro de inspeção oficial;
II - A adoção de técnicas e utensílios predominantemente manuais em qualquer fase do processo produtivo, que tenha influência ou determine a qualidade e a natureza do produto final;
III - A adoção de boas práticas de fabricação com o propósito de garantir a produção de alimento seguro ao consumidor;
IV - A adoção de boas práticas agropecuárias na unidade de produção da matéria-prima ou nas unidades de origem determinada, que contemplem sistemas de produção sustentáveis;
V - O produto final é de fabrico individualizado e genuíno, podendo existir variabilidade sensorial entre os lotes;
VI - O uso de ingredientes industrializados é restrito ao mínimo necessário, não sendo permitida a adoção de corantes, aromatizantes e demais aditivos considerados cosméticos; e
VII - Processamento feito, prioritariamente, a partir de receita tradicional, que envolve técnicas e conhecimentos de domínio dos manipuladores.
Conheça nossos parceiros comerciais em sua cidade.
Eles oferecem nossos queijos em suas prateleiras!
Capril Salto do Panema
Avenida João de Oliveira Negrão 1480, Salto Grande - São Paulo, Brazil 19923-001. WhatsApp 11 20689572.
Instagram e Facebook: Capril Salto do Panema.
Copyright © 2019 Capril Salto do Panema – todos os direitos reservados.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.